quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Humor: guia turístico para conhecer a ilha de Cuba

Neste começo de férias de verão, a procura por pacotes de viagens intensifica-se, e a busca por localidades aprazíveis e ao mesmo tempo em conta pode se tornar bem difícil. Com isto em mente, o Blog transcreve um roteiro turístico criado pelo Casseta & Planeta para quem quer conhecer a república socialista ilhada ou, como os Cassetas a chamam, a "Paquetá do Caribe".

Cuba Maravilhosa

Vovô Chico Buarque leva você para a Ilha de Fidel!

(trecho do livro "A volta ao mundo de Casseta & Planeta", de 1996)

Saída

Concentração popular na casa do Vovô Chico. Início da carreata em direção ao aeroporto. O companheiro genro Carlinhos Brown vai na Kombi da frente, batucando na lataria. Parada para almoço na churrascaria Boizão. É aconselhavel se empanturrar, porque durante nossa estadia em Cuba, teremos duas refeições por dia: uma por lance e outra por sorteio [*]. Embarque num Caravelle da Suriname Airlines e seqüestro do avião com desvio para Cuba.

Primeiro dia

Chegada no aeroporto de Havana. Dia livre para ouvir o discurso de 19 horas de Fidel Castro desejando boas-vindas aos visitantes.

Segundo dia

Visita à réplica da múmia de Che Guevara. A verdadeira está fazendo uma turnê vitoriosa no circo do Beto Carrero. Visita à Clínica de Recuperação de Homossexuais em Sierra Maestra. É favor não dar comida às bichas.

Terceiro dia

Visita ao Cemitério dos Homossexuais Que Não Se Recuperaram em Sierra Maestra. Tarde livre para visita aos motéis populares com cine-estatizê, camas redondas coletivizadas e retrato do Fidel no teto. À noite, show com o comediante Fidel Castrinho e seu impressionante número com charutos de duplo-sentido (de fora pra dentro e vice-versa).

Quarto dia

Visita ao Canavial Central de Cuba. O visitante só poderá voltar ao hotel depois de cortar quatro toneladas de cana.

Quinto dia

Visita ao canteiro de obras do Rumbódromo que ficará pronto ainda este ano para o desfile das tradicionais escolas de rumba. Tarde livre (mas seguida de perto por dois agentes do serviço secreto) para conhecer o parque de diversões Castrolândia e passear na montanha-russa, antiga montanha soviética.

Sexto dia

Fuga para Miami.

Sétimo, oitavo, nono, décimo, décimo primeiro e décimo terceiro dias

Semana livre para visitar os shopping centers de Miami e encher o rabo de bugigangas imperialistas. Inclusive um relógio digital Casio MX-K12, waterproof, com alarme e cronômetro, para contar os minutos finais do capitalismo.

*Nota do blogueiro: graças à abertura econômica nos últimos tempos, já é possível ao cubano médio ter uma terceira refeição no dia: esta, por concurso público.