quarta-feira, 23 de julho de 2008

Recordar é viver: vídeo sobre os XI Jogos Olímpicos, em Berlim.

O Museu do Memorial do Holocausto dos Estados Unidos apresenta em seu site este excelente vídeo sobre as olimpíadas na Alemanha Nazista. Assim como hoje fazem os comunistas em Pequim, os nazistas usaram os jogos como um forte instrumento de propaganda para melhorar sua imagem perante o público mundial e fazê-lo esquecer as atrocidades que o regime já estava cometendo em apenas 3 anos no poder (e que aliás já era do conhecimento de muitos fora da Alemanha). E, a despeito da versão midiática corrente, eles foram muito bem sucedidos na empreitada pois, apesar das vitórias de Jesse Owens e outros atletas "não-arianos", a Alemanha foi de longe a primeira no quadro de medalhas. As palavras de Sara J. Bloomfield, diretora do Museu, referindo-se a Berlim são perfeitamente aplicáveis ao caso de Pequim: "Esta foi uma enorme perversão dos ideais olímpicos e foi uma vitória total da propaganda nazista. Isto criou a ilusão de uma nação pacífica e tolerante, e o mundo queria acreditar nessa ilusão, permitindo-se enganar completamente."

Agora, o que Pequim não tem em comum com Berlim é que o regime comunista chinês já dura quase 6 décadas, cometeu dezenas de vezes mais atrocidades do que os nazistas nos 12 anos em que estiveram no poder, está militarmente muito mais ameaçador e possui uma oposição internacional muito mais fraca, para não dizer tosca.


Não deixe de visitar o restante do site (www.ushmm.org), que possui muita documentação sobre o Holocausto e a Alemanha Nazista. Não nos esqueçamos jamais.