terça-feira, 22 de julho de 2008

Boicote aos Jogos da China: parece “postura radical”, mas razões são muitas e lícitas

Um bom artigo lembrando as atrocidades do regime chinês, vindo de lugar inusitado: um portal de notícias sobre meio ambiente.

Uma parte chama a atenção: a articulista, Mônica Pinto, escreveu também sobre o motivo que levou o ex-Beatle Paul McCartney a nunca mais querer se apresentar na China: os maus tratos a animais. Atenção a isto, leitor. Esta é uma variante da atitude de protesto caricatural postada anteriormente por mim: seres protestam contra problemas periféricos, superficiais ou secundários, deixando de lado o central, o principal, o que realmente deve ser combatido. Isto pode ocorrer pelas mais diversas razões, mas geralmente é por ignorância e/ou incapacidade pessoal de ordenar fatos e valores ("Amar a Deus sobre todas as coisas", "First things first", etc).

É interessante ressaltar ainda que, segundo o artigo, Paul McCartney tomou tal decisão após assistir um vídeo que mostra chineses maltratando os bichinhos até a morte. O vídeo foi filmado pela PETA - People for the Ethical Treatment of Animals, entidade pretensamente pró-animal que comprovadamente já matou milhares de cães e gatos nos EUA.