Em Havana para rodar mais um filme sobre a incensadíssima música cubana, um grupo de documentaristas estrangeiros entrevistava articulado habitante local quando foi surpreendido pela intervenção desesperada e confusa de um segundo homem, aparentemente bastante alcoolizado. Identificado mais tarde como Juan Carlos Gonzales Marcos(ou "Panfilo"), o bêbado interrompeu a fala de seu companheiro e se pôs a dar um único recado para aquela equipe de gringos com a qual teve a sorte de esbarrar: ele estava com fome.
Dias após a divulgação do vídeo internet afora, Panfilo apareceria novamente para o mundo, agora pelas lentes da tv estatal cubana: emulando décadas depois os Processos de Moscou e a distopia orwelliana - mais que Darkness at Noon, a principal referência anticomunista que ocorreu à Reason -, Juan Carlos pediria desculpas ao povo de Cuba pelo comentário despropositado. Apesar da retratação - e nada estranhamente, seguindo também aí os tristes roteiros dos julgamentos e ficção citados -, nosso personagem não seria perdoado pelo regime e acabaria preso sob a acusação (já conhecida dos nossos leitores) de "comportamento social pré-criminoso".
Dias após a divulgação do vídeo internet afora, Panfilo apareceria novamente para o mundo, agora pelas lentes da tv estatal cubana: emulando décadas depois os Processos de Moscou e a distopia orwelliana - mais que Darkness at Noon, a principal referência anticomunista que ocorreu à Reason -, Juan Carlos pediria desculpas ao povo de Cuba pelo comentário despropositado. Apesar da retratação - e nada estranhamente, seguindo também aí os tristes roteiros dos julgamentos e ficção citados -, nosso personagem não seria perdoado pelo regime e acabaria preso sob a acusação (já conhecida dos nossos leitores) de "comportamento social pré-criminoso".
Mesmo calado o peito
Resta a cuca
Dos bêbados
Do centro da cidade...
Resta a cuca
Dos bêbados
Do centro da cidade...