quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

RJ quer forçar moradores a cooperar no combate à dengue

Comentário: é fato que a doença é grave, que ela precisa ser urgentemente combatida e que muitas pessoas ainda são ignorantes ou insensíveis ao problema (o ministro Temporão é as duas coisas ao mesmo tempo). Então, medidas extremas como o arrombamento de residências podem ser a única alternativa em casos assim. E não se trata de uma suposta ameaça ao bem-estar geral da sociedade, pois a dengue já está matando pessoas aqui no Rio.

Entretanto, também é verdade que, passados 100 anos da Revolta da Vacina, os governos, apesar de terem acumulado poderes políticos e econômicos no mínimo assombrosos, foram os que menos fizeram a parte que lhes cabe: ordenar a ocupação urbana e construir sistemas de saneamento básico. À esta altura do campeonato, recorrer à força está mais para uma medida diversionária do que uma reação justa à negligência de certos cidadãos.

Cabe lembrar que muitas pessoas não abrem suas portas para os agentes do governo com medo de eles serem quadrilhas de bandidos disfarçados ou, pior, serem agentes de verdade, só que corruptos. Isso também é produto de um governo centralizador e negligente em suas obrigações mais básicas.

Daniel.

25/2/2008 10:36:00

Dengue: Cabral deve enviar à Alerj nesta segunda projeto que permite invasão de casas

Porta será arrombada por agentes após três tentativas de vistoria

Fonte: O DIA Online